Dicas de Saúde dos Olhos

Cuide da visão, é com ela que vemos as maravilhas a nossa volta.

Dicas de Saúde dos Olhos

Cuide da visão, é com ela que vemos as maravilhas a nossa volta.

Dicas de Saúde dos Olhos

Cuide da visão, é com ela que vemos as maravilhas a nossa volta.

Estrabismos

É o desvio ou desalinhamento dos olhos. Enquanto um olho aponta para frente, o outro aponta para uma direção diferente, podendo ser para dentro ou para fora, para cima ou para baixo. Quando os músculos oculares não trabalham harmoniosamente, resulta um desvio ocular ou estrabismo. O popular “vesgo”.
 
Sintomas: O estrábico não consegue fixar objetos à sua frente. Muitas vezes ele desvia os olhos em ambientes claros. Outros poderão também não ter uma visão de profundidade. Já outros inclinam ou giram suas cabeças em um determinada direção, com a finalidade de manter os olhos paralelos. O estrabismo poderá provocar uma baixa visual ou ambliopia. O adulto que fica estrábico desenvolve a diplopia (visão dupla), pois o seu cérebro foi estimulado a receber imagem de ambos os olhos, não podendo assim ignorar a imagem do olho desviado.
 
Esteja atento aos sinais. Pode ser bem sutil, mas um olho vira em direção diferente do outro. Inclina ou fecha ou tampa com a mão um olho para poder ler. Pisca excessivamente um olho só. Inclina a cabeça para o lado frequentemente, virar a cabeça para enxergar. Tem problemas que envolvem espaço, frequentemente bate em objetos ou os larga. Queixa-se de só conseguir ler por curtos períodos. Dor de cabeça, náusea ou tontura. Segura objeto muito perto do olho. Vira mais objeto em direção a um olho. Usa normalmente os dedos para ler. Esfrega os olhos durante ou depois de curtos períodos lendo. Vê em duplo. Neste caso o paciente deve ser imediatamente levado a um oftalmologista.
 
Tratamento: Todo recém-nascido deve ser avaliado pelo médico. As crianças que nascem com estrabismo e estão em condições perfeitas de saúde, a melhor solução é uma cirurgia para alinhar os olhos, fazendo com que a sua visão venha a se desenvolver o melhor possível. O tratamento pode ser feito através do uso de óculos ou de um tampão em um dos olhos para desenvolver melhor a visão do olho estrábico. Caso os olhos continuem desviados ou esteja havendo um problema estético pode ser feita uma cirurgia, que em geral traz ótimos resultados. Nos adultos é preciso tratar o estrabismo em conjunto com sus doença causadora. Caso não se obtenha resultados positivos, é necessária uma cirurgia.

LOJA AFLITOS

Empresarial Córdoba
Av. Conselheiro Rosa e Silva, 670, Loja 10, Aflitos Recife – PE – Fone: (81) 3242.7811

LOJA PAISSANDU 

Rua Epaminondas de Melo, 119
Paissandu – Recife – PE Fone:
(81) 3304.1357

LOJA BOA VIAGEM

Galeria Recife Trade Center
Av. Conselheiro Aguiar, 1472, Loja 26, Boa Viagem Recife – PE – Fone: (81) 3033.5310